domingo, 10 de outubro de 2010

Ao poeta Renato Russo


“É tão estranho,
os bons morrem jovens.
Assim parece ser
quando me lembro de você,
que acabou indo embora,
cedo demais...
[Renato Russo]





A música perde
um muito de poesia.
Sem você
até o Tempo Perdido
encontrará presença
em tua ausência,
o Faroeste Caboclo
se tornará cinza,
A Tempestade
perderá alguns raios.
Sem você
As Quatro Estações
serão como um grande inverno
e ficará faltando um pedaço
nos corações
dos Pais e Filhos,
dos Meninos e Meninas
de nosso país.
Eu Sei, mesmo assim,
Quase sem Querer,
que a Música Urbana
perde um pouco o seu tom.
Mas, Quando o sol bater na janela do teu quarto,
sentirei a tua música iluminando,
quando o Vento no Litoral
bater em meu rosto,
sentirei a tua música como trilha sonora
e quando eu desenhar um sol na calçada,
o barulho do Giz soará como música em meus ouvidos,
a tua música,
que já está escrita no Livro dos Dias.
E se eu chorar
será Só por Hoje
e todos os dias em que a tua canção
penetrar em mim
com Perfeição.
O meu coração
está em Mil Pedaços.


[O poeta partiu, mas a sua poesia é imortal]





Escrevi este alinhavo, em homenagem ao grande Renato Russo, em 11/10/1996, exatamente no dia em que o poeta partiu. O poema contém títulos de suas músicas e de álbuns da Legião Urbana. O poeta continua vivo. Urbana Legio Omnia Vincit.

[Love in the Afternoon - Renato Russo]

Selo que ganhei da Malu. Aqui. Obrigada pelo carinho, Malu!


48 comentários:

  1. De fato, uma voz que sentimos falta.
    Lindo poema!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Peróla

    E não poderia ter feito melhor homenagem. O Renato foi, mas a "poesia" dele ficou.

    Nota 10 para você!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nem sei o que dizer!
    O Renato era pura poesia, do modo dele, é claro!

    Abraço forte meu, doce Pérola.

    ResponderExcluir
  4. "Mas é claro que o sol vai voltar amanhã, mais uma vez", Pérola. Afinal, feito o outro (o Cazuza), este poeta também "está vivo, com seus moinhos de vento a impulsionar a grande roda da História"

    ResponderExcluir
  5. Renato retratado. Seu poema é isso.

    E Renato é mesmo exemplo de quem vai, mas fica.

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Continua vivo Pérola, em nossos corações, em cada canção, linda homenagem!
    Um beijo minha amiga!

    ResponderExcluir
  7. .

    Sempre a preciosidade de palavras.

    Linda e justa homenagem a esse poeta e músico que tanto nos deixou saudades. Mas sus obra será eterna.

    Beijos, menina preciosa.

    .
    .

    ResponderExcluir
  8. Os bons morrem antes, mas ficam. Pois há coisas que não se apagam. As suas músicas estão cada dia mais atuais.

    Hoje, 14 anos sem o maior letrista do rock brasileiro.

    Belíssima homenagem, Pérola luz! Com certeza o poeta sorriu lá em cima e tocou um violão pra acompanhar. Sou fã dele e seu.

    Um abraço com carinho.

    ResponderExcluir
  9. Moça, quanta criatividade. Uma linda voz se foi, sua poesia ficou e a ti inspira. E nos presenteia com mais esse lindo alinhavo cheio de vida.

    Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Homenagem mais merecida, meu poeta de gerações, marcou a minha sim e marcará tantas outras que ainda estarão por vir...fã incondicional, pra mim Renato é mesmo imortal.

    Adorei o uso dos titulos das musicas no teu poema, me senti tão em casa...essa sim é uma " canção retorno para um amigo à morte"

    Bjos minha linda.

    Erikah

    ResponderExcluir
  11. Belíssima homenagem , Pérola !

    Seus alinhavos são sempre de extrema
    sensibilidade.
    Eternamente Poeta ...


    Bjo Grande e um Dia de Sorrisos.

    ResponderExcluir
  12. Eu queria que o Vento no Litoral não abrandasse. Mas até o vento muda o seu curso.
    Belo texto!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a construção, a lembrança, a homenagem. Renato pra sempre, sempre.

    Beijos, querida, e ótimo feriado!


    ℓυηα

    ResponderExcluir
  14. A beleza da poesia é eterna assim como os seus criadores. Pessoas como Renato Russo estão eternizadas em nossos corações e nas futuras gerações... Sempre, sempre!

    Belíssima homenagem.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Nossa que lindo...adoro Renato Russo também ele é a poesia em pessoa.

    Parabéns pelo linda homenagem.

    Paula Nunes

    ResponderExcluir
  16. Lindo e inspirado demais!

    Não podia ser homenagem melhor!

    Abração!

    ResponderExcluir
  17. Muito linda a sua homenagem, Pérola! Aliás, como tudo por aqui. Passa no meu blog, tem uns presentinhos prá você. Bjo.

    ResponderExcluir
  18. Renato Russo realmente é para sempre. Adoro Legiões.


    beijos

    ResponderExcluir
  19. Este sim entendia cada um de nossos sentimentos e sempre soube se fazer entender

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  20. Pérola, que lindo isso!

    Renato e legião, sou fã e conheço tudo de cor.
    uma preciosidade seu post. obrigado!!

    Um beijo, Pérola querida!!!

    ResponderExcluir
  21. Amiga, agora sim voltei pra ficar! Estive um pouco ausente devido as horários mas já esta tudo ok! rs
    Sem palavras pra teu texto... vi aí algumas de minhas cancoes favoritas...
    Uma homenagem muito merecida!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi,Querida!Nossa que linda homenagem, pois é os bons morrem jovens demais, nossa já se vão 14 anos que ele morreu, parece que foi ontem...
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Querida Pérola, que homenagem mais linda e mais criativa.
    As poesias cantadas por Renato Russo (sim, são mais que músicas, são poesias) serão eternas, impossível não viajar em suas melodias, em suas belas letras. Excelente homenagem. Parabéns!

    p.s. Ganhei alguns selos, sinta-se à vontade para trazê-los com você. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Pérola , amiga querida.


    Passando pra te reler e ouvir ...


    Deixo BjO de Boa Noite, e um , ainda em tempo ,
    Feliz Dia das Crianças.

    ResponderExcluir
  25. Estranho... nunca gostei de ouví-lo... mas lê-lo é outra coisa. O cara sabia das coisas da vida e transformava em poesia. E o que não sabia... transformava em poesia tbm. Daquelas que fazem sangrar.

    Belo teu espaço. ;*

    ResponderExcluir
  26. Amiga...
    Acabei de postar um selinho que recebi com muito carinho de um amigo, e estou repassando ele a voce, pois acho, de fato, que teu blog é um sonho!
    Aceite com carinho.

    Abracos e milhoes de sorrisos meus! :)

    ResponderExcluir
  27. Lindo o teu bordado!
    Renato era perfeito, tanto que continuará a ser admirado por muitos e muitos anos, tenho certeza.
    Peróla vendo tuas linhas lembrei-me que tenho 2 poemas que falo sobre linhas, panos, num sentido figurado "linha atemporal" e "tecido", se quiser de uma olhadinha, quanto tiver tempo:).

    Beijos meu

    ResponderExcluir
  28. Pérola , amiga querida


    Obrigada pelo carinho de sempre ... :)
    Adoro esse seu cantinho lilás de alinhavos
    delicados.


    BjO Grande e uma Noite de Paz.

    ResponderExcluir
  29. Homenagem muito bela!

    Quem tem esse coração nunca pode quebrar!

    Beijo,
    António

    ResponderExcluir
  30. Adorei seu blog!!
    abraços
    www.muitasporkarencosta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Uma geração que se encontrou e foi traduzida nas palavras de Renato.."quando não estás aqui sinto falta de mim mesmo..."

    sempre amei..

    linda homenagem

    beijos cintilantes

    ResponderExcluir
  32. Que lindo!!!
    Pra mim, um dos maiores poetas já existentes!!!

    Bjks,

    LUZ*

    ResponderExcluir
  33. Poema com repertório fantástico. Imaginação incrível a sua. Adorei, muito criativo.

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  34. .

    Que continues sempre a brilhar e rebrilhar em todas as nuances, menina preciosa.

    Agradeço seu carinho.

    PS: Minhas estrelas estão a se apagar.

    Deixo a ti meu imenso carinho e admiraçao.

    Sorrisos muitos

    .
    .

    ResponderExcluir
  35. Que lindo! E ele sempre estará prenente nas poesias e canções em cada coração...
    bjs

    ResponderExcluir
  36. Pérola, querida!

    Lindaaaaaaaaaa homenagem.

    Eterno Renato!! ♥

    Sinto saudade de passar aqui, mas as vezes o tempo é tão curto.
    Eu acho seu blog lindoooooo, e você uma querida!

    Beijão

    ResponderExcluir
  37. Lindo ter juntado algumas coisas deles e misturado com coisas suas. Adorei a harmonia do texto-poema.

    Salve Renato!

    Beijos, a namorada.

    ResponderExcluir
  38. Eu gostava de algumas músicas dele e quem me ensinou a gostar dele mesmo foi minha filha. O cara passa de uma geração pra outra pois sua música fala direto ao coração dos jovens.
    Uma linda homenagem, minha linda.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  39. A Poesia é sempre maior que o homem... e Renato Russo segue vivo em nosso caminho!!!

    Um beijo amigo e parabéns Pérola por esta homenagem.

    ResponderExcluir
  40. Ficou lindo, Renato Russo faz falta até hj.
    bjus!

    ResponderExcluir
  41. Fanstástico!!!!

    Salve Renato!!

    Parabéns belo post!!!

    Muito bom!

    Acesse meu espaço...
    http://mailsonfurtado.blogspot.com

    Sorte sempre!

    ResponderExcluir
  42. Li no livro "Conversações com Renato Russo", que o que o Renato queria mesmo era ser imortal.

    Você conseguiu, Renato! Estás imortalizado em tuas canções, em tua poesia.

    Obrigada a todos pelas palavras carinhosas e cheias de afeto!

    Beijo doce!

    ResponderExcluir
  43. Também escrevi pra ele no dia de sua morte..eram grandes merdas que já se foram junto com o velho caderno escolar. Hoje nem me acho legionária como antes, mas continuo com tesão pelo Dado Vila-lobos. (=

    ResponderExcluir

Solte suas linhas!

Postagens Recentes Postagens Antigas Inicio